22/12/2009

Ter ou Não Ter ao invés de Ser ou Não Ser

Fumar um cigarro, ter um carro importado. Uma dose de conhaque, uma garrafa de água mineral sem gelo, por favor. O que é de gosto é regalo da vida.

Sucesso profissional ou engrandecer pessoal. [...] Encarar a vida como efêmera passagem pela Terra ou utilizar-se da expressão "carpe diem" como lema de vida.

A busca da felicidade move pessoas, move a economia, move o consumo. Em busca da felicidade muitos somos e estamos. Mudamos de casa, compramos roupas novas a cada nova estação, fazemos um piquenique.

Alguns acreditam que viemos ao mundo, nascemos, para sermos felizes e a tristeza não nos pertence e somente nos atinge quando estamos com a "imunidade baixa". E alguns de nós, com essa tal "imunidade baixa", para tapar a ferida que é ser infeliz, que é existir, automutilam-se, drogam-se, compram, vendem-se.

Algumas pessoas vivem em um mundo pararelo, no cyber espaço, buscando a felicidade ou criando-a em novos personagens, perfeitos [...]. Criações, aspirações humanas.

Outras pessoas encontram a felicidade em cirurgias plásticas e associam-na a padrões de beleza pré-estabelecidos e atuais.

O que é fato, de um modo geral, é que esse "novo tipo de pessoas" que estamos, gradativamente, nos transformando, tem buscado a felicidade externamente e relacionada sempre ao consumo e à receitas prontas de "Como Viver Sua Vida Da Melhor Maneira Possível Em Dez Lições".

Precisamos ter para ser. Precisamos ter sempre um drique na mão para nos tornar mais sociáveis. Precisamos nos transformar em outras pessoas...

E não nos damos por satisfeitos. Subjugamos tudo que está a nossa volta ao nosso favor, sejam animais, a natureza e até os seres humanos, nossos semelhantes, porém os "inferiores"... tudo isso à nossa mercê. O que nos torna diferente de outros seres? A nossa biologia deve ser melhor mesmo...

O que é importante, enfim, sermos honestos, cidadãos íntegros e de bom caráter ou satisfazer aos nossos requisitos?

Ser honesto, íntegro e bom caráter "não está com nada", é motivo de piada. O mundo, efetivamente, e a felicidade também, pertence aos espertos.

Acabo acreditando que a "humanidade é desumana" e a felicidade que emana de cada um de nós é uma mentira. "Mas ainda temos chance. O Sol nasce pra todos, só não sabe quem não quer."

2 comentários:

  1. ô Nati, valeu por me linkar mas justo hj eu mudei a minha url, acho que cê vai ter que atualizar o link. ;x
    e, sim, acho que o fim do cotil também é um dos motivos pra estar assim. mas como de costume, logo a gente e adapta e fica só aquela sensação gratificante de ter mais uma lembrança boa.
    Obrigada do coment também!
    Continue escrevendo e postando, hein?
    À propósito, adorei o texto! Bom pra pensar mais uma vez sobre como nós quase sempre ignoramos nossas ações!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. Não sei porquê, mas esse texto me lembrou uma certa proposta de redação de uma segunda fase...... UNESP, não é?? =P
    Valeu a pena, ê-ê! Lindo texto nati, se vc escreveu pelo menos com a metade da qualidade desse texto naquele vestibular merecia, no mínimo, a nota máxima! e pelo jeito foi bem isso né?? Parabéns linda!!

    ResponderExcluir