12/12/2009

Discurso de formatura

Conseguimos, eu e a Bruna, escrever o nosso texto de oradoras de turma. Ficou do jeito que queríamos, e bom, eu sou suspeita pra falar, mas gostei muito. O problema, hehe, é que eu não consegui ler plenamente. Acabei me emocionando no meio do discurso e chorei. Ok, sem mais lamúrias, segue o texto logo aí embaixo. O que tá escrito (Nati) foi eu quem escrevi, o que tá (Bru) foi a Bruna.


(NATI) Boa noite Senhores Diretores, Caros Professores, Queridos Pais e Familiares, "MENINOS, MENINAS E ETC".

(BRU) Queremos, neste encerramento, não definitivo, mas o início de uma nova etapa em nossa vida, agradecer em primeiro lugar a Deus, aos nossos pais, que nos colocaram neste mundo, aos nossos mestres, todos, sem exceção, incluindo-se aí a Direção e os funcionários desta entidade pelo nosso engrandecer no aprendizado.

(NATI) De tudo houve um começo. Passamos pelo Cotil feito “bixos” doidos por conhecer, por viver, na ânsia de ultrapassar provas, dias, férias...
Não demos pelo fim.
E aqui estamos hoje feito homens, mulheres, quase técnicos, muito mais humanos.

(BRU) A mudança como em tudo no início foi difícil, e como é difícil chegar a este final tão feliz, tão esperado, e que hoje queríamos que fosse uma eternidade. Vamos todos juntos viver a vida procurando sempre o melhor em tudo, e fazer do futuro que temos pela frente um mundo cada vez melhor.

(NATI) Para mim é sempre ontem. A saudade, o sonho de passar no Cotil, o primeiro dia de aula, o trote...
Não tenho o amanhã. Como é que eu vou falar do amanhã se eu mesma tão pouco o sei?

(BRU) Parece brincadeira, mas o tempo faz isso com a gente: contagem regressiva para iniciar o ensino médio (ah! como foi duro e bom esse caminho); contagem regressiva para as primeiras experiências como técnicos: feiras, viagens; contagem para aquele churrasco, o primeiro de tantos outros; contagem para a final do Cotil Arte, com os dons de cada participante se aflorando e dando um ar artístico ao nosso cotidiano; contagem para Porto Seguro, axé, balada e alegria, (nossa, assim essa saudade me mata); contagem para as primeiras decisões e contatos com o mercado de trabalho: vestibulares, entrevistas, estágios.
Por mais que a gente queira, o tempo nunca para, pois é a roda da vida e cabe a nós todos aproveitar cada momento da melhor maneira possível.

(NATI) O que será de nós? Acordar cedo sem um propósito... Poder dormir até tarde... Começar um novo ciclo. Só posso desejar boa sorte.
O tempo, que aos outros que pelo Cotil passaram, fugiu. Caiu sobre nós agora.
O Cotil é uma escola que teria tudo para separar as pessoas, pois cada um é de uma cidade, tem sotaque diferente, visões diferentes... Mas o que acontece na prática é que, dia após dia, as relações se estreitaram mais.

(BRU) A dor de barriga diante daquela prova de topografia, o desejo insaciável de terminar aquele projeto de concreto armado,

(NATI) a sequela que aquela prova de estrutura de dados deixou, a tremedeira antes de entrar no centro cirúrgico pela primeira vez, a decoreba inevitável de alguns itens de uma norma,

(BRU) aquela pressa para terminar o trabalho de campo sob aquele sol ardente, e aquele tcc? Deu um trabalho danado para fazer aquela ponte rolante...

(NATI) Essas entre outras situações cotidianas só fizeram aumentar o companheirismo, a união, a amizade.

(BRU) Esse compartilhamento de sabedorias e vivências fez toda a diferença.

(NATI) Para alguns o Cotil é mais que uma escola; é casa, é refúgio, é o melhor lugar do mundo! Os amigos são bem mais que amigos, são irmãos, são família, uma parte quase vital de cada um.
Em momentos como estes, precisamos ter amigos como esses. A dor, eu sei, é grande e o vazio é enorme, mas faz parte deste ciclo não tem nada a ver com sorte.
Ergam suas taças e façamos um brinde. Nós iremos partir. Longo será o caminho a seguir e nada será como costuma ser. Nada vai ser fácil pra você, nada vai ser fácil pra nós.
Já passou o tempo de se arrepender, a reta já chegou ao final. Agora eu quero que a estrada venha sempre até você e que o vento esteja sempre a seu favor. Quero que haja sempre uma cerveja em sua mão e que esteja ao seu lado, seu grande amor.
Eu “não sei se a vida é curta ou longa demais para nós, mais que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas”.
Eu me despeço de todos vocês, muitos aqui não verei outra vez. Fora o inverno e o tempo ruim, eu não sei o que espera por mim, mas, sinceramente, pouco importa o que venha a ser se eu tiver um dia a quem dizer que valeu a pena cada minuto, cada conversa, cada truco na cantina, cada bandejada... Tá, bandejão nem tanto...

(BRU) Agora nos vem a pergunta: por que encher a boca para falar desta escola? Talvez porque nesses três anos muita coisa mudou na nossa vida e mudou para melhor, talvez porque crescemos e amadurecemos ou talvez porque descobrimos tantos amigos. Mas, na verdade, a resposta correta para essa pergunta é: "PORQUE COTIL É MAIS LEGAL".

(NATI) Se pudéssemos guardar as pessoas num pote para tê-las sempre por perto, guardaríamos aquele garoto, aquele bombom... entre outras jóias. Olharíamos pro pote e perguntaríamos para as pessoas dentro dele: "FICOU LEGAL? ALGUMA CONSIDERAÇÃO QUE VOCÊ TENHA A FAZER?" Às sextas feiras diríamos: "BOM FINAL DE SEMANA, DIVIRTAM-SE E CUIDADO!".

(BRU) Por que será que tem que ser assim? A gente gosta, a gente ama, a gente cuida! E o tempo faz verdade nos teus olhos, deixa ver, solidão abusa. Foi tão bonito, tão intenso, tão maravilhoso cada segundo, e a vida nos revela cada dia uma nova cena de um outro mundo.
Se chega, me beija, me olha nos olhos e me diz então: Valeu, foi bom, Adeus!
Não vou chorar, nem vou me arrepender, foi eterno enquanto durou, foi sincero o nosso amor, mas chegou ao fim (2x)

2 comentários:

  1. AI NATI!! Que saudade que dá de tudo não é? Agora tudo vai mudar, nossas vidas serão completamente diferentes (ou não!).
    Eu ainda não tinha visto que você tinha postado aqui, mas que bom que você fez isso!
    E ahh! vc é muito má! Conseguiu tirar mais umas boas lágrimas minhas, ao reler esse texto!!! =P

    ResponderExcluir
  2. nossa, também me emocionei muito ao ler esse post. Acabo de ver meu nome na listinha de espera do Cotil em 8° lugar... quem sabe neh?! rs
    Mas realmente é um sonho, que é feito por aqueles que não querem ser apenas diferentes, mas por aqueles que querem ser únicos e fazer a diferença la fora. Parabéns pelo discurso!

    ResponderExcluir