02/08/2009

Mudanças causadas pela informatização: o mundo será melhor com elas?

Gutenberg criou a prensa móvel no século XV e os copistas foram substituídos por máquinas. No século XVIII Primeira Revolução Industrial, no século XIX Segunda Revolução Industrial e hoje vivenciamos a Terceira Revolução Industrial e com ela, em 1946 foi criado o computador. Desde então, acelerou-se o processo da informatização e das indústrias ligadas ao setor. Nas últimas décadas também, outras inovações tecnológicas transformaram não só a economia como também o modo de vida das pessoas, mas certamente é a informatização que causou e continua causando mais impacto sobre nós e nossas atividades.
Com tantas tarefas e preocupações no nosso dia-a-dia, tudo o que precisamos é otimizar o tempo e a informatização vem a calhar nessa hora. Poupa-se muito tempo, por exemplo, tendo como serviço disponível 24 horas, caixas eletrônicos. Quem possui acesso a essas facilidades do mundo moderno acaba ficando extremamente dependente desses serviços, não conseguindo imaginar como seria viver sem tanta comodidade.
A informatização trouxe conseqüências em diversos panoramas. Há pessoas que estão vivendo em um mundo paralelo, um lugar onde conseguem socializar-se e tornarem-se famosas figuras, desprovidas de defeitos e esse lugar onde vivem chama-se internet. Há, no entanto, grandes organizações com filiais no mundo inteiro que fazem vídeo-conferências em tempo real e utilizam a informatização para a tomada de decisões importantes e soluções de problemas.
Não podemos negar que essa tal informatização tenha muitos outros pontos negativos além do fato do isolamento social. Quantas pessoas já perderam seus empregos mantidos por anos, por serem substituídos por máquinas ou porque não se atualizaram ou capacitaram-se para enfrentar as atualizações que o mercado vem sofrendo? Há também a exclusão das camadas pobres ao aprendizado e acesso a tantas inovações, mas como disse Adam Przeworski em entrevista para a revista Veja, o sistema de proteção aos pobres precisa ser bem organizado, do contrário no futuro haverá países onde só aumenta o número de excluídos, e isso terá conseqüências sociais. Ao concordar com essa citação, não afirmo, porém, que devemos lavar nossas mãos e esperar do Estado que se organize diante da realidade.
Pode-se usar o conceito da bomba atômica para destruir tanto quanto para ajudar cidades inteiras, assim como a informatização. A idéia principal da tecnologia é tornar o modo de vida das pessoas mais confortável, mas são escolhas que tornarão isso realidade ou não.
2008

2 comentários:

  1. Nossa seu artigo foi muito bem elaborado! Parabéns! Me ajudou muito na pesquisa que estou fazendo!
    valeu mesmo!

    Abrçs.

    José ROdrigues.

    ResponderExcluir