10/08/2009

Muda pro mundo

As pessoas mudam. Para ser clichê, tudo muda, até bermuda. Faz parte da vida, do crescimento, das responsabilidades que as pessoas passam a ter (ou a não ter), é natural.
É natural que as pessoas mudem, mas algumas mudanças não são tão naturais, são forçadas. Exemplo disso é quando você perde uma amiga ou amigo pelo fato de que ela ou ele começaram a namorar. Ciúme, rédea, falta de personalidade para bater de frente e não aceitar imposições. Enfim, conheço várias pessoas e não posso dizer uma palavra para essas sobre o que penso, já fiz muito disso, mas como diz um certo ditado: em briga de marido e mulher ninguém mete a colher, e hoje, posso dizer com absoluta certeza que uma das piores besteiras que você pode fazer na vida é dar palpite num relacionamento formado, ainda que em crise, ou mesmo num relacionamento recém rompido. Na hora em que a pessoa te pede um conselho, num momento de desespero, você comovido pelo sofrimento da pessoa, acaba falando tudo o que pensa a respeito do namorado, da namorada e de tudo mais que, na sua opinião, anda errado. Um erro. Depois que tudo fica bem com os dois, você foi o lobo mau da história, sacou?
Taí, as pessoas podem mudar depois de serem lobos maus em várias histórias e ficarem calejados de tanto cometer esse erro.
Quê mais? Dexo ver...
Por falar demais existem várias situações das quais uma pessoa se arrepende e decide mudar, ficando calada e se passando por antipática, chata, tímida, arrogante. Depois do arrependimento, da vergonha por uma situação, vem a mudança. Forçada? Não tanto, porque ninguém, além de você, te impõe alguma mudança.
De uma certa forma, haverá sempre um motivo maior, uma força divina ou psicológica que vai fazer alguém mudar.
As mudanças podem ser boas e são quando você não se perde. Quando eu digo não se perde quero dizer a sua essência, o seu estilo, o seu carisma, os seus amigos.
Se todas as pessoas tivessem somente mudanças boas, ninguém engordaria sem querer, o mundo seria perfeito: todo dia faria sol, toda praia teria ondas boas pro surf e toda música seria reggae. Er, peguei essa na net.
Mudanças podem ser devastadoras. Mudanças são necessárias.

Um comentário: