23/09/2010

A B S U R D O

- Natália, então você aplica insulina no Harley?
- Pode deixar, aplico sim. Pode ir dormir, mãe... boa noite.
- Boa noite.

Perguntei aonde é que estavam os materiais para fazer a aplicação, seringa, álcool e todo o resto quando o Harley me disse que não tomaria a insulina hoje. Eu, curiosa, quis saber o motivo, não entendendo muito bem a recusa que, a princípio, não fazia sentido algum. Ele me disse que não aplicaria na sexta e no final de semana mesmo e que não iria ter diferença se não tomasse hoje. Eu fiquei meio perdida e ainda insisti em saber o porquê. E eis que fico a par da patifaria que o Sistema Único de Saúde de Campinas, SUS, está.
O nosso prefeito reeleito, DOUTOR HÉLIO DE OLIVEIRA SANTOS, e sua "laia" toda decidiu fazer algumas mudanças na área da saúde e a burocratizou ainda mais. Para medir a pressão arterial, por exemplo, segundo meu padrasto, é preciso hoje passar por três salas diferentes no posto de saúde. Mais tempo que se perde para realizar algo que é tão simples, mas de suma importância. "Eu nunca mais medi minha pressão".

- Faz três meses que eu não tomo meu remédio do coração.
- Mas por quê?
Segundo ele, há um prazo que a prefeitura ou o Sistema, chamem como quiser, dá para as pessoas que necessitam de uma certa medicação para o coração. Passado esse prazo, o cidadão otário não tem mais direito de receber gratuitamente o remédio no posto de saúde, o seu nome é marcado numa relação tipo uma lista negra e você nunca mais poderá pegar esse remédio. O preço: 150 reais. Um reles assalariado pode comprar todo mês?
- Mas e aí? O que você tá fazendo sem o remédio?
- Simplesmente não estou tomando.

- Que absurdo! Mas você já foi lá e reclamou?
- Ah, já, mas sai sem o remédio do mesmo jeito. E agora minha receita venceu e eu não posso retirar os medicamentos restantes da diabetes e da pressão. Me disseram que preciso marcar uma consulta com o médico do postinho pra ele renovar minha receita e pra eu poder pegar os remédios. Só tem horário disponível pra consulta em Janeiro de 2011.


É o fim da picada, minha gente. Olha que palhaçada! É pra se indignar fortemente com essa porcaria de administração pública ou não é? Quanto veneno, quanta maldade, quanta desumanidade e corrupção. Mudanças no sistema só trazendo desconforto para quem realmente precisa. Os altos escalões dessa sociedade nunca sentirão os efeitos negativos dessa política pois são, efetivamente, eles quem se beneficiam com o sofrimento alheio.
Vale muito mais a pena tratar o indivíduo quando ele vier a adoecer e ficar debilitado do que se investir na prevenção e no tratamento de doenças que acompanharão o ser pra sempre enquanto este puder viver, como é o caso da diabetes, da pressão alta. Segundo essa visão meramente política e econômica, economiza-se muito mais, ganha-se também muito mais enquanto puder negar direitos básicos pra uma população desorientada, sem muito o que fazer e sem grandes poderes.

Está tudo às avessas. O Harley, e este simbolizando o povo que precisa de remédios nesse momento, deveria chegar até o político e dizer: sou eu quem te pago, seu merda, então trabalhe para mim e não contra mim. Do contrário, esteja demitido.

Mas, não é assim que as coisas funcionam mesmo. Como diria o meu avô, tem horas que eu acho que o mundo deveria explodir e começar tudo denovo. Mas faço um adendo, as macieiras não deveriam aparecer com a evolução. Só pra evitar que uma outra Eva coma o fruto proibido...

Um comentário:

  1. Algo parecido eu presencio. Piora quando precisa da assistente social, porque aqui a assistência é só pra quem não precisa.
    AH! Remédio pra pressão há épocas que parecem ilusão. E sempre tem festa nesta pequena cidadezinha, é assim, e daqui a pouco tem rodeio e uma vez por semana distribuem “alimentos (legumes, verduras, frutas, ...).

    Vivenciemos de fato o “PÃO E CIRCO”.

    ResponderExcluir