15/08/2009

Eu não sei

Eu não sei mentir direito, eu não sei amar pela metade, eu não sei progressão geométrica, eu não sei dormir de cabeça lotada, eu não sei até que ponto vale a pena insistir em uma coisa que se quer tanto, eu não sei fazer café nem feijão, sequer fritar um ovo, eu não sei se o problema está comigo ou sou eu quem está com o problema, eu não sei o que quero ser quando crescer, mas já cresci e agora?, eu não sei se eu vou partir, se eu vou ter pra onde ir, eu não sei quem são meus verdadeiros amigos, eu não sei se quero mesmo salvar o mundo, eu não sei a resposta pra vida e nem pro câncer, eu não sei fazer contas de cabeça, eu não sei porque eu ainda insisto em algumas coisas, eu não sei pintar a unha do meu pé esquerdo, eu não sei fazer um slide decente, eu não sei porque não entendo mol, eu não sei gostar de davi nem de sônia, tudo pessoal, eu não sei tocar violão, eu não sei fazer jatinhos de cuspe, eu não sei fazer um quadrado no autocad, eu não sei ser discreta, eu não sei assobiar, eu não sei colocar isca no anzol, eu não sei o que eu sou, só sei o que eu sei, só sei que fui aquilo que eu não sei, eu não sei da Terra, como apareceu, não sei do tempo, nem quando ele acaba, só sei do relógio quando ele pára, não sei do dinheiro, nem como ganhar, só sei que serve para se pagar, não sei dos homens, nem onde vão parar, só sei que desse jeito eles não vão durar, não sei do sol, como amanheceu. Não sei da vida, nem como se viver, só sei que vivo sem perceber.

Participações de trechos de músicas de Bêca Arruda. Final em especial.

12/08/2009

ANFIGURI

Aquilo que eu ouso
Não é o que quero
Eu quero o repouso
Do que não espero.

Não quero o que tenho
Pelo que custou
Não sei de onde venho
Sei para onde vou.

Homem, sou a fera
Poeta, sou um louco
Amante, sou pai.

Vida, quem me dera...
Amor, dura pouco...
Poesia, ai!...

Rio, 1965

Vinícius de Moraes

10/08/2009

Muda pro mundo

As pessoas mudam. Para ser clichê, tudo muda, até bermuda. Faz parte da vida, do crescimento, das responsabilidades que as pessoas passam a ter (ou a não ter), é natural.
É natural que as pessoas mudem, mas algumas mudanças não são tão naturais, são forçadas. Exemplo disso é quando você perde uma amiga ou amigo pelo fato de que ela ou ele começaram a namorar. Ciúme, rédea, falta de personalidade para bater de frente e não aceitar imposições. Enfim, conheço várias pessoas e não posso dizer uma palavra para essas sobre o que penso, já fiz muito disso, mas como diz um certo ditado: em briga de marido e mulher ninguém mete a colher, e hoje, posso dizer com absoluta certeza que uma das piores besteiras que você pode fazer na vida é dar palpite num relacionamento formado, ainda que em crise, ou mesmo num relacionamento recém rompido. Na hora em que a pessoa te pede um conselho, num momento de desespero, você comovido pelo sofrimento da pessoa, acaba falando tudo o que pensa a respeito do namorado, da namorada e de tudo mais que, na sua opinião, anda errado. Um erro. Depois que tudo fica bem com os dois, você foi o lobo mau da história, sacou?
Taí, as pessoas podem mudar depois de serem lobos maus em várias histórias e ficarem calejados de tanto cometer esse erro.
Quê mais? Dexo ver...
Por falar demais existem várias situações das quais uma pessoa se arrepende e decide mudar, ficando calada e se passando por antipática, chata, tímida, arrogante. Depois do arrependimento, da vergonha por uma situação, vem a mudança. Forçada? Não tanto, porque ninguém, além de você, te impõe alguma mudança.
De uma certa forma, haverá sempre um motivo maior, uma força divina ou psicológica que vai fazer alguém mudar.
As mudanças podem ser boas e são quando você não se perde. Quando eu digo não se perde quero dizer a sua essência, o seu estilo, o seu carisma, os seus amigos.
Se todas as pessoas tivessem somente mudanças boas, ninguém engordaria sem querer, o mundo seria perfeito: todo dia faria sol, toda praia teria ondas boas pro surf e toda música seria reggae. Er, peguei essa na net.
Mudanças podem ser devastadoras. Mudanças são necessárias.

02/08/2009

Mudanças causadas pela informatização: o mundo será melhor com elas?

Gutenberg criou a prensa móvel no século XV e os copistas foram substituídos por máquinas. No século XVIII Primeira Revolução Industrial, no século XIX Segunda Revolução Industrial e hoje vivenciamos a Terceira Revolução Industrial e com ela, em 1946 foi criado o computador. Desde então, acelerou-se o processo da informatização e das indústrias ligadas ao setor. Nas últimas décadas também, outras inovações tecnológicas transformaram não só a economia como também o modo de vida das pessoas, mas certamente é a informatização que causou e continua causando mais impacto sobre nós e nossas atividades.
Com tantas tarefas e preocupações no nosso dia-a-dia, tudo o que precisamos é otimizar o tempo e a informatização vem a calhar nessa hora. Poupa-se muito tempo, por exemplo, tendo como serviço disponível 24 horas, caixas eletrônicos. Quem possui acesso a essas facilidades do mundo moderno acaba ficando extremamente dependente desses serviços, não conseguindo imaginar como seria viver sem tanta comodidade.
A informatização trouxe conseqüências em diversos panoramas. Há pessoas que estão vivendo em um mundo paralelo, um lugar onde conseguem socializar-se e tornarem-se famosas figuras, desprovidas de defeitos e esse lugar onde vivem chama-se internet. Há, no entanto, grandes organizações com filiais no mundo inteiro que fazem vídeo-conferências em tempo real e utilizam a informatização para a tomada de decisões importantes e soluções de problemas.
Não podemos negar que essa tal informatização tenha muitos outros pontos negativos além do fato do isolamento social. Quantas pessoas já perderam seus empregos mantidos por anos, por serem substituídos por máquinas ou porque não se atualizaram ou capacitaram-se para enfrentar as atualizações que o mercado vem sofrendo? Há também a exclusão das camadas pobres ao aprendizado e acesso a tantas inovações, mas como disse Adam Przeworski em entrevista para a revista Veja, o sistema de proteção aos pobres precisa ser bem organizado, do contrário no futuro haverá países onde só aumenta o número de excluídos, e isso terá conseqüências sociais. Ao concordar com essa citação, não afirmo, porém, que devemos lavar nossas mãos e esperar do Estado que se organize diante da realidade.
Pode-se usar o conceito da bomba atômica para destruir tanto quanto para ajudar cidades inteiras, assim como a informatização. A idéia principal da tecnologia é tornar o modo de vida das pessoas mais confortável, mas são escolhas que tornarão isso realidade ou não.
2008