23/09/2010

A B S U R D O

- Natália, então você aplica insulina no Harley?
- Pode deixar, aplico sim. Pode ir dormir, mãe... boa noite.
- Boa noite.

Perguntei aonde é que estavam os materiais para fazer a aplicação, seringa, álcool e todo o resto quando o Harley me disse que não tomaria a insulina hoje. Eu, curiosa, quis saber o motivo, não entendendo muito bem a recusa que, a princípio, não fazia sentido algum. Ele me disse que não aplicaria na sexta e no final de semana mesmo e que não iria ter diferença se não tomasse hoje. Eu fiquei meio perdida e ainda insisti em saber o porquê. E eis que fico a par da patifaria que o Sistema Único de Saúde de Campinas, SUS, está.
O nosso prefeito reeleito, DOUTOR HÉLIO DE OLIVEIRA SANTOS, e sua "laia" toda decidiu fazer algumas mudanças na área da saúde e a burocratizou ainda mais. Para medir a pressão arterial, por exemplo, segundo meu padrasto, é preciso hoje passar por três salas diferentes no posto de saúde. Mais tempo que se perde para realizar algo que é tão simples, mas de suma importância. "Eu nunca mais medi minha pressão".

- Faz três meses que eu não tomo meu remédio do coração.
- Mas por quê?
Segundo ele, há um prazo que a prefeitura ou o Sistema, chamem como quiser, dá para as pessoas que necessitam de uma certa medicação para o coração. Passado esse prazo, o cidadão otário não tem mais direito de receber gratuitamente o remédio no posto de saúde, o seu nome é marcado numa relação tipo uma lista negra e você nunca mais poderá pegar esse remédio. O preço: 150 reais. Um reles assalariado pode comprar todo mês?
- Mas e aí? O que você tá fazendo sem o remédio?
- Simplesmente não estou tomando.

- Que absurdo! Mas você já foi lá e reclamou?
- Ah, já, mas sai sem o remédio do mesmo jeito. E agora minha receita venceu e eu não posso retirar os medicamentos restantes da diabetes e da pressão. Me disseram que preciso marcar uma consulta com o médico do postinho pra ele renovar minha receita e pra eu poder pegar os remédios. Só tem horário disponível pra consulta em Janeiro de 2011.


É o fim da picada, minha gente. Olha que palhaçada! É pra se indignar fortemente com essa porcaria de administração pública ou não é? Quanto veneno, quanta maldade, quanta desumanidade e corrupção. Mudanças no sistema só trazendo desconforto para quem realmente precisa. Os altos escalões dessa sociedade nunca sentirão os efeitos negativos dessa política pois são, efetivamente, eles quem se beneficiam com o sofrimento alheio.
Vale muito mais a pena tratar o indivíduo quando ele vier a adoecer e ficar debilitado do que se investir na prevenção e no tratamento de doenças que acompanharão o ser pra sempre enquanto este puder viver, como é o caso da diabetes, da pressão alta. Segundo essa visão meramente política e econômica, economiza-se muito mais, ganha-se também muito mais enquanto puder negar direitos básicos pra uma população desorientada, sem muito o que fazer e sem grandes poderes.

Está tudo às avessas. O Harley, e este simbolizando o povo que precisa de remédios nesse momento, deveria chegar até o político e dizer: sou eu quem te pago, seu merda, então trabalhe para mim e não contra mim. Do contrário, esteja demitido.

Mas, não é assim que as coisas funcionam mesmo. Como diria o meu avô, tem horas que eu acho que o mundo deveria explodir e começar tudo denovo. Mas faço um adendo, as macieiras não deveriam aparecer com a evolução. Só pra evitar que uma outra Eva coma o fruto proibido...

03/09/2010

Pra rir (ou pra chorar)

Cameron Brasil (atriz pornô),
Maguila (lutador de boxe aposentado),
Tiririca (humorista(?) e cantor de florentina de jesus),
Marcelinho Carioca, Dinei, Vampeta (jogadores de futebol),
Mulher Pêra (mulher cuja aparência física lembra uma pêra, nada mais),
Netinho de Paula (cantor, apresentador, covarde que bate em mulheres),
Paulo Maluf (dispensa comentários),
Dilma (comparsa do lula),
PCO (partido da causa operária),
ey ey Eymael (um democrata cristão).


SÓ GENTE BOA!
Fico contente que o país conta com uma gama de candidatos preparados, instruídos e conscientes como esses aí!



(8) Tô chegando no Senado, pra curtir com a cara da galera
[...]
Pede pra Dilma me mandar o fax que a grana vai durar até tarde
E avisa o Maluf que tem pra ele à vontade (8)